As Forças Armadas de Israel anunciaram que um militar da Marinha morreu e outros dois ficaram feridos no norte do país depois que o grupo terrorista libanês Hezbollah disparou centenas de foguetes e drones contra Israel, na madrugada deste domingo (25). A vítima foi identificada como sendo o sargento David Moshe Ben Shitrit, de 21 anos.
Israel lançou uma série de ataques aéreos no sul do Líbano, na madrugada deste domingo (25), em uma ação tratada como preventiva, para evitar uma ofensiva ainda mais extensa que o Hezbollah estava planejando. Dois combatentes do Hezbollah e um militante de um grupo aliado foram mortos.
O Hezbollah afirmou ter atacado para vingar a morte de Fouad Shukur, importante líder do grupo, em um ataque aéreo israelense em Beirute, no Líbano, no mês passado. A milícia xiita diz que disparou 320 foguetes e “um grande número” de drones contra bases e posições militares israelenses. Já Israel disse que cerca de 100 caças israelenses bombardearam mais de 40 alvos no sul libanês.
Ambos os lados interromperam a troca intensa de ataques por volta do meio da manhã, sinalizando que não haveria uma escalada imediata. Isso ocorreu enquanto o Egito sediava conversas com o objetivo de um cessar-fogo na guerra de 10 meses entre Israel e o Hamas em Gaza, que diplomatas esperam aliviar as tensões regionais.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o Exército do país eliminou milhares de foguetes que estavam direcionados ao norte de Israel e derrubou drones que se dirigiam ao centro do país.
*AE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.