A Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Escola do Legislativo, firmou, nesta terça (27), acordo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE). A parceria tem o intuito de implementar ações voltadas para o ensino e capacitação na área de políticas públicas e desenvolvimento territorial.
Por meio do convênio será possível promover atividades formativas que busquem fortalecer o desenvolvimento local em Pernambuco. As ações incluem a realização de cursos voltados para a elaboração de projetos e capacitação de recursos, além de seminários, simpósios, oficinas e outras iniciativas educacionais de interesse comum às duas instituições.
O público-alvo a ser beneficiado é formado por servidores públicos e colaboradores, tanto da Alepe quanto do Sebrae Pernambuco, fomentando a qualificação e o aperfeiçoamento profissional das partes envolvidas.
Por sua vez, a expectativa da Alepe e do Sebrae é que o convênio garanta um incremento na capacidade técnica e na formação dos profissionais envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e fortalecimento do desenvolvimento territorial em Pernambuco.
Assinaram o convênio, em cerimonia ocorrida no gabinete da presidência, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB); o superintende da Elepe, José Humberto Cavalcanti; e o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra. Feita a oficialização do acordo, Alepe e Sebrae vão definir o calendário de atividades conjuntas e posterior divulgação do convênio junto aos públicos-alvo.
Na avaliação do presidente da Alepe, o acordo marca um passo importante na integração entre a Assembleia e o Sebrae Pernambuco. “O Sebrae já tem parceria com os municípios e, agora, este convênio com a Assembleia permitirá que a gente estenda esse trabalho de formação para servidores das diversas regiões de Pernambuco. Existem muitos município que precisam de uma qualificação mais especializada para atrair recursos e terem uma ação mais territorializada. Com esse convênio a gente tem certeza que isso vai ser possível”, disse Porto.
De acordo com Murilo Guerra, serão transmitidos conhecimentos de natureza gerencial e administrativa para o setor público. “Os cursos serão mais na área de elaboração de projetos para os municípios. O ideal é que os municípios tenham essa capacitação sobre projetos porque, a partir deles, é possível gerar recursos que vão assegurar desenvolvimento e ações para a população. Vamos ministrar os cursos absorvendo as demandas que cada município vai apresentar”, afirmou.
O superintendente da Elepe destacou que a equipe técnica da Escola trabalhará junto com o Sebrae para produzir e ofertar mais conhecimento e facilidades para todos os pequenos e microempreendedores do estado de Pernambuco. “Além desse público, também servidores públicos vão poder participar da iniciativa. Também, porque a Escola do Legislativo tem como principal foco os vereadores, os agentes públicos. A meta é reunir esforços para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento e à inovação no âmbito das políticas públicas e da gestão territorial”, ressaltou José Humberto Cavalcanti.
Blog Cenário
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.