O refém muçulmano resgatado por Israel na Faixa de Gaza, Qaid Farhan Alkadi, de 52 anos, casado e pai de 11 filhos, foi aplaudido de pé por médicos e enfermeiros, após receber alta do Hospital Soroka, em Beersheba, cidade no sul do país, nesta quarta-feira, 28 de agosto.
Beduíno israelense, Farhan trabalhava como segurança no kibutz Maguen, onde foi sequestrado pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023. Ele permaneceu mais de dez meses em cativeiro, viu um companheiro refém morrer a seu lado e, durante semanas, ficou confinado à escuridão total, sem saber se era dia ou noite. Apesar de falar árabe, não recebeu tratamento diferenciado do grupo terrorista em relação aos demais israelenses.
Enquanto passava por exames, Farhan recebeu não só a visita de familiares – incluindo a de seu filho caçula, que tinha poucos meses de vida no dia do sequestro -, mas ainda um telefonema do primeiro-ministro, Benjamin “Bibi” Netanyahu, que ele também chamou de “Abu Yair”, seguindo o modo árabe de se referir ao interlocutor como o pai do filho mais velho dele, no caso o podcaster Yair Netanyahu, de 33 anos.
A ligação de Netanyahu a Qaid Farhan Alkadi
O Antagonista reproduz o diálogo filmado.
– Farhan, olá, querido, bem-vindo de volta!
– Olá e seja bem-vindo, Ya Bibi, Ya Abu Yair!
– Farhan, estou muito feliz em falar com você.
– Eu também estou feliz. Eu estava esperando por esse momento. Eu juro para você, Abu Yair.
– Diga-me, você já encontrou sua família?
– Sim, meus dois filhos estão aqui.
– Quero que você saiba que estamos realmente comovidos do fundo dos nossos corações, por você e pela família.
– Agradeço por este trabalho, por me levar ao ponto em que posso ver minha família e estar aqui. Você realmente fez um trabalho sagrado, um trabalho sagrado que você fez. Há outras pessoas esperando.
– Quero que saiba que não esquecemos de ninguém, assim como não esquecemos de você. Estamos comprometidos em trazer todos de volta, sem exceção.
– Agradeço muito, muito mesmo. Convidando você, Abu Yair.
– Obrigado, mas principalmente quero que você abrace a família e quero que saiba que toda a nação de Israel abraça você, e os outros também; nós os traremos.
– Muito obrigado. Insha’Allah, Insha’Allah [“Se Alá quiser”]. Muito obrigado.
Enquanto esperava para encontrar Farhan no hospital, seu irmão declarou em vídeo: “Você não consegue explicar os sentimentos, o sentimento agora é como…. Melhor do que um bebê recém-nascido. Deus abençoe, agradecemos muito a todos e esperamos vê-lo em boas condições, com boa saúde, estamos muito felizes em receber esta notícia.”
Fonte: O Antagonista.