A Comissão de Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apreendeu 183 bandeiras colocadas de forma irregular em bairros do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. As denúncias foram recebidas através de representação judicial e do aplicativo Pardal. A apreensão aconteceu na última terça-feira (27).
De acordo com a Comissão, as infrações foram bandeiras que estavam caídas no chão ou muito próximas ao meio-fio, podendo causar acidentes e impedindo a passagem de pedestres.
A fiscalização recolheu o material de campanha de três candidatos a prefeito (160 bandeiras) e de dois postulantes a vereador (23 bandeiras).
Como denunciar propaganda irregular?
No aplicativo Pardal é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis. É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.
Como denunciar desinformação eleitoral
Dentro do aplicativo Pardal, há um botão que direciona os eleitores para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Fonte: LeiaJá.