O candidato à Prefeitura de Recife Gilson Machado (PL) é dono de uma pousada de luxo que funciona sem licença dos Bombeiros desde fevereiro de 2023. Trata-se da Taturé, que fica em meio a uma fazenda de coqueiros em São Miguel dos Milagres, destino paradisíaco em Alagoas.
As diárias na Taturé vão de R$ 2,5 mil a R$ 3,5 mil. O próprio ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a passar alguns dias no local, no final do ano passado. Em 2021, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro também visitou a pousada.
De acordo com a Superintendência de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a última vistoria na pousada de Gilson Machado foi feita em fevereiro de 2022, com validade até 25 de fevereiro de 2023. Desde então, novas visitas não foram feitas ao local.
A Lei 6.442/2003 de Alagoas determina que a vistoria dos Bombeiros na maioria dos estabelecimentos comerciais deve ser feita anualmente. Há uma taxa que também deve ser paga, que varia de acordo com o tamanho do negócio.
O cadastro da empresa junto à Fazenda afirma que, além dos serviços de hotelaria, a pousada também tem atividades econômicas como: fabricação de óleos vegetais refinados; comércio atacadista de leite e laticínios, pescados e frutos do mar; serviço de restaurante; agência de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade; e organização de feiras, congressos, exposições e festas.
O que diz Gilson
Procurada, a equipe de Gilson Machado informou que a pousada possui um alvará de funcionamento da prefeitura de São Miguel dos Milagres e que não entende o motivo de não ter recebido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), no âmbito estadual. Confira a nota, na íntegra:
“O candidato à prefeitura do Recife, Gilson Machado, vem a público esclarecer informações incorretas sobre a pousada administrada por sua família em São Miguel dos Milagres, Alagoas. O estabelecimento possui o Alvará de Licença da Prefeitura local e o Curso Básico de Brigada de Incêndio, ministrado por José Cícero Nunes, Engenheiro Civil de Segurança do Trabalho e especialista em Licenciamento e Projeto Ambiental, autorizado pelo Corpo de Bombeiros, ambos em dia, conforme documentos anexos. Os extintores foram recarregados de acordo com as normas de segurança.”
“Gilson Machado destaca que a pousada está em conformidade com todas as exigências de segurança. Toda a documentação necessária foi encaminhada, e ele não entende o motivo do atraso na emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).”
“Além disso, a Rádio Gravatá FM, também administrada pela família de Gilson Machado, possui tanto o AVCB quanto o Alvará Definitivo de Licença para Funcionamento emitido pela Prefeitura, ambos em dia, conforme documentos anexos. Gilson Machado reafirma seu compromisso com a transparência e o cumprimento das regulamentações e aguarda a liberação do Atestado, tendo feito tudo o que estava ao seu alcance.”
Fonte: Blog do Magno Martins.