Um artigo publicado no The Wall Street Journal neste domingo (8) fala sobre a disputa entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF). Assinado por Maria Anastasia O’Grady, o texto diz no título que o dono da rede social X “luta pela liberdade de expressão no Brasil” e que a proibição do microblog por parte de Moraes visa “silenciar influenciadores que contraria a versão da verdade do Estado”.
– Se a liberdade de expressão é uma medida de uma democracia liberal moderna, o Brasil está em apuros. A repressão à expressão e a negação do devido processo para aqueles que contradizem a versão da verdade do estado remontam a 2020. Agora está piorando – diz O’Grady.
A jornalista, que assina a coluna The Américas no jornal, fala sobre o ministro Alexandre de Moraes, dizendo que ele está há mais de quatro anos envolvido “até o pescoço” na política.
A anulação dos processos da Lava Jato também foram citados pela jornalista, que diz também das decisões tomadas por Moraes na campanha eleitoral de 2022, quando ele era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre o 8 de janeiro, O’Grady diz que o caso de vandalismo foi usado pelo ministro para “justificar excessos processuais”. Esses “excessos”, segundo ela, são exemplificados com “manutenção de arquivos investigativos secretos sobre críticos declarados do Estado”.
A escritora vai explicar ao leitor de um dos maiores jornais do mundo que todas essas razões levaram o brasileiro a perder sua confiança nas instituições e que essa “repressão cada vez mais intensa” piora a situação.
Pleno News
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.