O atual prefeito do município de Pedra (PE), Junior Vaz (PV), foi denunciado por um esquema de corrupção que pode ter desviado até R$ 31 milhões dos cofres públicos. Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada contra o prefeito, que é candidato à reeleição, acusando-o de captação ilícita de sufrágios, ou seja, oferecer vantagens em troca de votos, utilizando recursos públicos de forma ilegal.
A denúncia, que apresenta provas documentais, aponta que a prática envolvia o uso de uma lei municipal que deveria promover o voluntariado, mas que foi utilizada para mascarar o esquema de corrupção. Segundo as acusações, os pagamentos vinculados a esse esquema aumentaram significativamente à medida que o período eleitoral se aproximava, o que levantou suspeitas de abuso de poder econômico e político.
O Ministério Público já havia alertado sobre práticas irregulares nas eleições de 2022, quando a ex-secretária de Saúde e esposa do prefeito, Marineide Vaz, foi denunciada por coagir eleitores a votarem em candidatos apoiados pela gestão. Agora, Junior Vaz corre o risco de ter seu registro eleitoral cassado e seus direitos políticos suspensos.
Fonte: Blog do Edmar Lyra.