A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), participou de uma reunião com membros da Associação dos Trabalhadores da Assistência Social de Recife (ATAS). Na ocasião, Dani ouviu as demandas da instituição e assinou uma Carta se comprometendo com as pautas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Em uma cidade tão desigual como Recife, investir na assistência social é fundamental para reduzir as desigualdades. A política de assistência social vem da rede de ações sociais das suas, que precisa ser fortalecida na Cidade. Para isso, precisamos fortalecer e propor concurso público para contratar mais gente para atuar dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de ampliar o número para que alcance mais pessoas”, esclareceu Dani.
Dani Portela falou sobre as suas propostas para a assistência e destacou o Renda Básica, que cria um programa de transferência de renda para as famílias de maior vulnerabilidade. “Esse é um projeto construído com muito estudo, muitas mãos, ouvindo lideranças e coletivos. Queremos que o Recife tenha um programa de transferência de renda, pensando em um valor onde as famílias de maior vulnerabilidade ou de pobreza extrema possam enfrentar e sair da miséria e da fome. Vamos promover uma cidade mais igual e justa para todos e todas”, destacou a candidata.
E entre as propostas sugeridas na Carta Compromisso estavam: garantir que os trabalhadores do SUAS tenham acesso a salários justos, reajustes periódicos e políticas de valorização contínua; implementação de um programa contínuo de formação e capacitação para todos os profissionais da assistência social, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências adequadas às demandas da população usuária; fortalecer os espaços de participação dos trabalhadores na gestão das políticas públicas, como conselhos, fóruns e mesas de negociação, garantindo que as decisões sobre o SUAS sejam tomadas de forma democrática e com ampla participação dos profissionais.
Fonte: LeiaJá.