O vereador José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como Oim (Podemos), é procurado pela Polícia Federal (PF) por meio da Operação Olho de Vidro, que tem como alvo uma quadrilha de tráfico de drogas com presença em seis estados. Oim atua na Câmara Municipal de João Alfredo, cidade com 27 mil habitantes no Agreste de Pernambuco. Segundo a PF, o homem fugiu durante a operação.
De acordo com as investigações, o parlamentar é suspeito de ser um dos chefes de uma organização vinculada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A investigação começou em 2022, na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. À época, a PF apreendeu cerca de 400 quilos de drogas e conseguiu acompanhar a movimentação da quadrilha.
José Joacir iniciou o primeiro mandato pelo PSB em 2016. Em 2020, foi reeleito, já pelo PSD. Ele tentou se candidatar novamente para um terceiro mandato, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro. Na plataforma Divulga Cand, do TSE, Oim consta como “inapto” a concorrer nas Eleições 2024. O LeiaJá buscou o Podemos para saber se o partido se pronunciará sobre o caso.
Ainda de acordo com o TSE, o legislador possui R$ 888 mil em bens declarados. No nome do vereador, há um prédio residencial no valor de R$ 680 mil. O valor restante se divide em sete veículos, sendo seis carros e uma moto. Oim também é casado com Edvânia Laura da Silva, a Vânia de Oim (Podemos), candidata à prefeita de João Alfredo este ano.

A operação
Há alvos de mandados de busca e apreensão em Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Goiás. A Operação Olho de Vidro já bloqueou as contas bancárias de 17 investigados e, pelo menos, 11 pessoas foram presas nesta fase da ação policial. Os agentes também apreenderam quatro pistolas, uma escopeta, além de substâncias como maconha e cocaína.


Fonte: LeiaJá.