O Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) está promovendo uma iniciativa especial nesta segunda, 23 e terça, 24, em consonância com a 18ª Primavera dos Museus. O evento tem como foco a acessibilidade e inclusão, conceitos fundamentais que garantem que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, mentais ou sociais, possam participar plenamente da vida em sociedade.
Durante esses dois dias, o IHAGGO realizará rodas de conversa sobre a importância da acessibilidade, seguidas de atividades lúdicas que visam desenvolver a percepção auditiva e tátil dos participantes. O público-alvo inclui alunos da rede pública e privada da cidade de Goiana, permitindo que jovens estudantes se envolvam em discussões significativas e experiências interativas.
As atividades serão realizadas no espaço interno do IHAGGO, que estará de portas abertas para receber as escolas, funcionando das 9h às 12h e das 14h às 16h. A participação nas atividades busca promover um ambiente inclusivo, estimulando o respeito e a valorização da diversidade. Harlan Gadelha Filho, presidente do IHAGGO, destacou ao Radar Político365 a importância da ação: “Acreditamos que os museus devem ser espaços abertos a todos, onde cada indivíduo possa se sentir acolhido e representado. Esta iniciativa é um passo fundamental para promover a inclusão e conscientizar as novas gerações sobre a importância da acessibilidade.”
A proposta é que, através da educação e da vivência, todos os participantes possam refletir sobre a importância de garantir o acesso e a inclusão de todos nos museus e na sociedade como um todo.
Endereço:
Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO.
Rua Adelmar Tavares, centro de Goiana.
Funcionamento: 9h às 12h e das 14h às 16h.