Advocacia é um negócio? A chamada para essa reflexão, em oportuno texto assinado pelo respeitado advogado João Humberto Martorelli, retratando suas preocupações com os rumos que tomam a advocacia brasileira, com o surgimento cada vez mais presente das grandes estruturas empresariais como negócios, é concluído com uma declaração de incentivo, apoio para a professora e vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, nome posto na disputa pela presidência da Ordem em Pernambuco, nas eleições de 18 de novembro.
“A advocacia, que pena, tornou-se um grande negócio. Com o acesso à justiça facilitado pelos recursos facultados ao jurisdicionado pela Constituição “ destaca Martorelli.
Ele acredita ser Ingrid Zanella, a pessoa certa, capaz, para , uma vez na presidência da Ordem, seguir com a luta pela defesa intransigente dos princípios da profissão.
“Não tenho dúvida de que o lado certo da advocacia soberana e independente estará , nas próximas eleições da Ordem, com Ingrid Zanella, cujo compromisso com a essência da advocacia e a intransigência com aqueles que praticam a advocacia como negócio serão fundamentais na luta e defesa dos princípios de nossa profissão”, afirma Martorelli , após analisar as variadas questões que, segundo ele, caminham para levar a advocacia a “correr riscos de ser desmantelada pela nova mentalidade de negócios”.
João Humberto Martorell alerta e convoca: “contra isso devemos nos insurgir da forma mais veemente”.
O advogado afirma ainda que “devemos lutar para manter a essência da profissão como prestação de serviços pessoais, e, longe de não poder o advogado progredir em seu escritório, que o faça sem perder o compromisso com a advocacia soberana e independente, livre do jugo do dinheiro”, destaca . O artigo do advogado ( JC.03.10.2024) é visto como uma oportuna análise para o universo jurídico pernambucano e segue entre advogadas e advogados com grande repercussão.
Ingrid Zanella se diz honrada e grata por tamanha confiança e pelo gesto de incentivo para que concorra à presidência da Ordem. “Minha responsabilidade só cresce. Meu compromisso é de contribuir para uma advocacia cada vez mais forte é consolidada. E reconhecimentos e apoios como este, reunir tanta gente em minha volta em torno de um projeto coletivo só mostra que estamos no caminho certo”.
Fonte: Blog do Magno Martins.