A Adutora do Agreste transporta atualmente 200 litros de água por segundo vindos do Sistema Moxotó, solução que garantiu a funcionalidade ao sistema antes da conclusão das obras do Ramal do Agreste. Com o acionamento da Estação Elevatória, o sistema tem potencial para transportar até 2 mil litros de água por segundo nesta primeira etapa de obras da Adutora do Agreste e 4 mil litros de água por segundo na segunda etapa.
Por solicitação da Deputada Estadual Débora Almeida (PSDB) o trecho da obra em Belo Jardim vem sendo realizado com maior agilidade, levando mais rápido as ações que beneficiarão a todos, na melhoria da qualidade de vida de toda uma população, que é a viabilização da água.
Este é um dos grandes projetos que vinha sendo adiado pelos governos anteriores, mas agora vem sendo tocado como prioridade na gestão Raquel Lyra (PSDB). Com a decisão do presidente Lula em investir no sistema de bombeamento, o volume de água será triplicado do Rio São Francisco para os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó. Essas cidades eram atendidas provisoriamente pelo Sistema Moxotó. Também já foi ampliado o abastecimento de água para Caruaru, São Caetano, três distritos de Brejo da Madre de Deus (Fazenda Nova, Barra de Farias e Mandaçaia) e o distrito de Serra dos Ventos, em Belo Jardim, passando de 200 para 600 litros de água por segundo.
A Deputada Estadual Débora Almeida (PSDB), que marca seu mandato com uma atenção maior ao interior do estado, vem tendo papel decisivo na atenção a esta demanda. Entusiasta dos investimentos na chegada da água, ela tem mantido desde o início da suas ações no parlamento, reuniões constantes com a presidência da Compesa no sentido da agilização dos processos. Débora, que faz juz ao codinome ‘A voz do Agreste’ também vem acompanhando com muita atenção os trabalhos desenvolvidos pela Compesa em Belo Jardim trecho que contemplará também o município de São Bento do Una, no agreste. Em suas mídias sociais, a parlamentar enfatizou: ” _Estamos muito felizes pela concretização deste sonho. Vamos receber água do Rio São Francisco através do ramal de São Bento do Una da Adutora do Agreste. Vamos ter uma maior oferta de água o que vai possibilitar diminuir o tempo do rodízio de água e possibilitar fazer sistemas de abastecimento para a zona rural.”.
(Imagens: Matheus Augusto)