Em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, nesta quinta (24), o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, que há poucos dias era vice-presidente estadual do União Brasil, revelou que o grupo do deputado federal Luciano Bivar (UB) está de malas prontas para outra legenda.
“Se existe uma intervenção, é porque não pode mais a gente estar dentro do partido. Se a gente não serve para comandar o partido no estado, não serve para estar dentro do partido. E eu sempre defendi que se houvesse esse tipo [de intervenção], a gente deixasse o partido”, disse.
Como Luciano exerce um mandato que pertence ao União, só poderia mudar de legenda espontaneamente em 2026, na janela de filiação. Antes disso, somente se conseguir uma carta de anuência que lhe garanta permanecer com o mandato – sem correr o risco de incorrer em infidelidade partidária. Entretanto, Josafá revelou que está tentando, junto ao presidente nacional, Antônio Rueda, que seja feita uma “saída honrosa e respeitosa, pelo que Bivar constituiu dentro do partido”.
Enquanto Luciano Bivar não puder, de fato, deixar o União Brasil, Josafá e Marcos Amaral devem comandar a nova sigla a nível estadual.
“Brevemente vamos anunciar [a legenda]. Iremos assumir a presidência aqui do estado, que deverá ser conduzida por mim ou pelo Marcos, enquanto Bivar não pode, de fato, se afastar. Mas [a sigla] será comandada pelo deputado Luciano Bivar e nós temos um compromisso com essa legenda de formatar uma chapa de deputado federal e de deputado estadual. Já tivemos duas reuniões em São Paulo e isso está sendo discutido e amadurecido”, finalizou o prefeito.
O caminho, conforme o Blog Cenário apurou com outras fontes, deve mesmo ser o PRD, legenda que hoje tem uma cadeira na Alepe, com o deputado estadual Joãozinho Tenório. Quem comanda a legenda a nível estadual hoje é o prefeito eleito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, aliado do vice-líder do governo Raquel Lyra na Alepe. Uma reunião deve acontecer pelos próximos dias para afinar as mudanças.
Fonte: Blog Cenário.