A violência contra as pernambucanas voltou a ser tema de um pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nessa segunda-feira (18). A deputada delegada Gleide Ângelo (PSB) acusou a governadora Raquel Lyra de omissão pelo alto número de feminicídios ocorridos no Estado. De acordo com a parlamentar, foram registrados 44 mil boletins de ocorrência de janeiro a outubro de 2024.
Além disso, Gleide Ângelo destacou que três mulheres foram executadas pelos ex-companheiros entre os dias 17 e 18. A deputada ainda criticou o fechamento das delegacias da mulher no interior do Estado nos fins de semana e feriados, e cobrou do Governo do Estado a adoção de políticas públicas para enfrentar o problema.
“Estamos aqui para cobrar do Governo do Estado uma política pública efetiva. Porque hoje não temos nenhuma campanha para que as mulheres saibam seus direitos, não temos nada, nem um plano de segurança para as mulheres”, criticou Gleide Ângelo.
“Essas mulheres simplesmente estão abandonadas. E eu estou falando de 53% da população que somos. Então é isso que eu peço à governadora do Estado: que ela faça pelas pernambucanas o que as pernambucanas fizeram e acreditaram quando a colocaram naquela cadeira”, concluiu.
Assista o vídeo do discurso na íntegra