O Líbano e o grupo Hezbollah deram um passo em direção à paz ao concordarem com uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo com Israel. Esta informação foi divulgada por um membro do Parlamento Libanês, que destacou que o acordo ainda aguarda uma resposta oficial de Israel. A proposta inclui o compromisso do Hezbollah em seguir a resolução 1701 da ONU, que proíbe o grupo de atuar em uma faixa de 30 km da fronteira de Israel, entre a fronteira israelense e o rio Litani. Este avanço nas negociações, representa uma esperança de estabilidade na região.
O conflito, que se intensificou após os confrontos com o Hamas na Faixa de Gaza, já resultou em mais de 3.000 mortes e forçou mais de um milhão de libaneses a deixarem suas casas. Apesar do progresso no Líbano, a situação na fronteira sul de Israel com a Faixa de Gaza permanece tensa, sem sinais de um acordo semelhante.
Por outro lado, a retirada do Qatar das negociações, que anteriormente desempenhava um papel de mediador, complicou ainda mais a situação, deixando a comunidade internacional em alerta. Por hora, a resposta do governo israelense, incluindo o ministro da Defesa e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, é agora aguardada com expectativa.Logo, espera-se que com a possibilidade de um cessar-fogo no Líbano o conflito possa ser encerrado em breve, possivelmente ainda em 2024.
Fonte: Jovem Pan.