A Copa do Nordeste de 2025 terá uma alteração significativa em seu regulamento. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retirou a previsão de vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil que era garantida ao time campeão da competição regional. A mesma mudança será aplicada à Copa Verde.
A alteração foi oficializada com a divulgação do Regulamento Específico da Competição (REC) da 22ª edição da Copa do Nordeste, publicado na última terça-feira (10).
Mudanças no regulamento
Nas edições anteriores, o artigo 4º do Capítulo II do REC assegurava:
“O clube campeão da COPA terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso este clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na CONMEBOL Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no REC da Copa do Brasil, passá-la-á para o clube vice-campeão da COPA, e assim sucessivamente.”
No entanto, este artigo foi removido no REC atual. Isso impacta negativamente na competição regional, que perde o atrativo para as equipes de entrar na fase mais avançada da Copa do Brasil, garantindo uma maior cota para o nordestino campeão.
Outras alterações
Além da extinção da vaga direta, o regulamento do Nordestão trouxe outras mudanças significativas:
Fase de grupos: a partir desta edição, as oito equipes de cada chave se enfrentarão dentro do mesmo grupo, em vez de confrontos entre grupos distintos.
Quartas de final: houve uma alteração no formato dos duelos. Antes, as disputas ocorriam entre clubes do mesmo grupo. Agora, haverá um cruzamento entre as equipes:
1º do Grupo A x 4º do Grupo B
2º do Grupo B x 3º do Grupo A
1º do Grupo B x 4º do Grupo A
2º do Grupo A x 3º do Grupo B
Semifinais: o mesmo formato de cruzamento será aplicado, com disputas em jogo único e mando de campo para a equipe com melhor classificação na fase de grupos. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Final: a final da Copa do Nordeste 2025 será disputada em setembro, com datas base em 3 e 7 de setembro, em jogos de ida e volta. O mando de campo será concedido ao time com melhor campanha em toda a competição.
Fonte: Folha de Pernambuco.