No jargão americano, o governante sem perspectiva de poder vira pato manco. No Brasil, a gente fala que o café está frio. Nas últimas semanas, a sensação passada pelos acontecimentos e pelos sinais de inquietação do próprio Honório em rota de colisão com parlamentares da Câmara Municipal de Goiana e seu entorno é a de que a xícara dele está morna. Vai esfriar? O efeito já começou e seguirá esfriando até o dia 31 de dezembro de 2024, quando será seu último dia como prefeito de Goiana.
A partir de 1º de janeiro, perceberá uma nova realidade e com isso receberá um novo título: ex-prefeito. É neste cenário que Honório irá se deparar com a redução de aliados em suas caminhadas, alguns abraços e poucos apertos de mão. Ulisses Guimarães dizia que a vida do político sem mandato é tão ingrata que até capim cresce em sua porta.
Com poucos aliados e longe do poder a partir de janeiro, o café de Eduardo Honório tende a esfriar rapidamente. Aos poucos, o isolamento político já pode ser notado em episódios recentes, com antigos escudeiros mirando outras alianças no vácuo do poder que se apresenta. A disputa eleitoral em Goiana revela um cenário de transição, e o espaço deixado por Honório parece tender a ser ocupado por outras lideranças que já buscam a atenção da população.
AVANTE FORTALECE APOIO A BATISTA: O presidente estadual do Avante em Pernambuco, o ex-deputado Sebastião Oliveira, tem afirmado que o partido garantirá todo o apoio necessário para viabilizar uma possível candidatura do vereador Eduardo Batista à Prefeitura de Goiana nas eleições suplementares.
SUPLENTE NA EXPECTATIVA: O primeiro suplente de vereador do Avante, o empresário Orélio do Ovo, está em forte expectativa para assumir o mandato de vereador caso Eduardo Batista seja eleito presidente da Câmara. Caso Batista vença, ele assumirá a prefeitura interinamente, e Orélio ficará com a vaga de vereador.
VOTO DE GRANDE EXPECTATIVA: Um dos votos mais aguardados na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Goiana é o do vereador André dos Errados. Tanto Eduardo Batista quanto Carlos Viégas Júnior acreditam que podem contar com o voto de André, mas, como a votação é secreta, ainda não se sabe qual será a escolha do parlamentar.
VIÉGAS EM BUSCA DE VOTOS: Apesar do favoritismo de Eduardo Batista, apontado por analistas da política local, Carlos Viégas Júnior não tem se deixado abater e segue buscando constantemente a construção de uma chapa alternativa para a presidência da Câmara. Viégas foi presidente da Casa entre 2017 a 2020.
SANDRÉ NO GOVERNO DE RAQUEL LYRA? Nos bastidores da política circula a informação de que o vereador Renato Sandré poderá assumir um cargo no Governo do Estado a partir de janeiro. A vaga seria destinada à cota do ex-deputado Daniel Coelho, aliado de longa data de Sandré. Com isso, o vereador deixará a Câmara Municipal de Goiana, após não conseguir a reeleição.