Nazaré da Mata celebrou nesta quarta-feira (1º) a posse de Aninha da Ferbom, a primeira prefeita eleita em seus 191 anos de história. Durante a solenidade, realizada na Praça da Catedral, a gestora municipal emocionou os presentes com um discurso que exaltou a força das mulheres e o compromisso com a cidade. A fala foi prestigiada pelo vice-prefeito Rostand Negromonte e do secretariado municipal, além do público.
“Subo a este palco com o coração transbordando de gratidão, esperança e responsabilidade. Ser diplomada como a primeira prefeita eleita desta cidade é uma conquista que pertence a todas as mulheres e ao povo nazareno”, afirmou Aninha ao iniciar seu discurso. Ela também relembrou a trajetória das mulheres na política, citando Alzira Soriano, a primeira eleita prefeita no Brasil, como inspiração para vencer preconceitos e ocupar espaços antes inimagináveis.
Entre os principais compromissos de sua gestão, como pioneira no Executivo Municipal, está a educação como prioridade absoluta, prometendo investir na valorização do professorado e na melhoria da infraestrutura das escolas. “A educação transforma vidas. Vamos garantir que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades reais de crescimento”, declarou.
A cultura e o turismo também foram apontados como pilares de sua administração. A nova gestora destacou o Maracatu Rural, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, como a “alma de Nazaré da Mata”. Ela prometeu promover as tradições locais, valorizar os artistas e transformar o município em um destino cultural de destaque.
Aninha reafirmou, ainda, o compromisso com políticas inclusivas, priorizando a atenção aos idosos, às pessoas com deficiência e à redução das desigualdades sociais. “O palanque foi desarmado. Agora sou a prefeita de todos e de todas. Nossa gestão será pautada pelo respeito, cidadania e cuidado com cada pessoa”, garantiu.
Além disso, a prefeita enfatizou sua experiência como empresária de sucesso para atrair novos negócios, gerar empregos e oferecer aos jovens a esperança de um futuro melhor. “Nazaré da Mata voltará a ser um lugar para se sonhar, nascer, crescer e viver”, assegurou.
Ao final de seu discurso, a prefeita dedicou a conquista política ao povo nazareno e reafirmou sua disposição com o trabalho incansável. “Com a vitória de Deus e a força de todos vocês, vamos construir juntos uma Nazaré da Mata mais justa, mais forte e mais feliz.”
Carregada nos braços – O momento mais marcante do evento ocorreu ao final da cerimônia, quando Aninha foi convidada para os braços dos moradores até a sede da prefeitura. Ao lado do vice-prefeito e dos secretários municipais, a prefeita percorreu aproximadamente 500 metros até o prédio, em seguida, subindo as escadas, passando pela galeria onde estão registradas as fotografias dos antigos prefeitos. Toda essa animação foi embalada pelo som vibrante da Orquestra de Frevo do Maestro Fabinho, que transformou o ato em um verdadeiro cortejo de celebrações.
Fonte: Blog do Elielson.