O deputado federal Mendonça Filho, do União Brasil, utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre a polêmica em torno do monitoramento de transações instantâneas e de cartão de crédito acima de cinco mil reais, anunciado recentemente pelo Governo Federal.
Em vigor desde o dia 1º de janeiro, a medida obriga as operadoras de cartão de crédito e as plataformas de pagamentos enviarem dados à Receita sobre transações que movimentem mais de cinco mil reais para pessoas físicas e de 15 mil reais para empresas. “Essa questão do Pix vai atingir sobretudo o pequeno, o eletricista, o encanador, aquele que faz serviços pequenos, por exemplo, a diarista, o gasoseiro, aquele que vende bebidas em festas…”.
Segundo ele, o Governo Lula quer meramente fiscalizar os ganhos dos pequenos comerciantes e empresários, com o objetivo de aumentar a carga tributária. “Eles querem aumentar a quantidade de impostos que são cobrados e o cidadão não aguenta mais!”, disse ele, frisando que levará o tema para discussão na tribuna da Câmara Federal.
Fonte: Blog do Edmar Lyra.