A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly, afirmou neste domingo (12) que “todas opções estão na mesa” para responder ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano fez declarações que implicam no interesse econômico do país, que incluem tarifas e até mesmo uma anexação do território canadense.
– No momento todas as opções estão na mesa. Essa é a conversa que temos com os americanos, porque são decisões que poderiam ter um impacto devastador sobre os canadenses. A ameaça é real, e nós estamos trabalhando nela – disse Joly em entrevista ao canal CTV.
A chanceler canadense disse que vai a Washington na próxima semana para discutir o assunto com secretários do novo governo Trump e outros líderes do Partido Republicano.
Segundo Joly, o governo canadense está “reagindo à retórica de Trump” e pronto para retaliar os Estados Unidos caso o presidente eleito cumpra a promessa de impor tarifa de 25% sobre produtos do país vizinho.
Na sexta-feira (10), a Bloomberg informou que o Canadá já tem preparada uma retaliação sobre produtos norte-americanos caso Trump adote medidas que comprometam a estabilidade econômica canadense.
*Com informações AE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.