O deputado Joel da Harpa afirmou que acredita que as medidas tomadas no atual Governo Federal estão criando uma situação que, caso mantida, pode levar o país a uma crise.
Para o parlamentar, as decisões tomadas nos primeiros 15 dias de 2025 trazem incertezas tanto na área econômica quanto na área da segurança pública.
Após a repercussão negativa sobre o Pix e as promessas de que não haveria cobrança de imposto nas transações, agora, o Governo Federal recuou e decidiu mexer novamente nas normas da Receita Federal sobre monitoramento das movimentações financeiras.
“Não bastasse, o dólar já está no maior valor em mais de quatro anos e juros pressionados, mostrando sinais de descontentamento do mercado”, diz ele.
Depois de impasses com governadores, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apresentou o novo texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segurança. A proposta foi enviada à Casa Civil e, posteriormente, irá ao Congresso. “A interferência do Governo Federal é prejuízo para a área e somente o crime organizado celebra o grande presente recebido pelo presidente Lula”, garante Joel.
Segundo o parlamentar, o Governo faz uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo ainda mais a criminalidade pois impõe que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário.
Fonte: Blog Ponto de Vista.