Nos bastidores da política goianense, um nome tem ganhado cada vez mais força e especulação: Pedro Henrique. Jovem, articulado e em ascensão, o vereador de Ponta de Pedras pode estar a um passo de dar um grande salto em sua carreira política. Aos 28 anos, Pedro conquistou seu segundo mandato na Câmara Municipal com uma expressiva votação de 1.696 votos, quase o dobro do que obteve na eleição anterior. Esse crescimento significativo reforça seu potencial e o coloca no centro das atenções para um possível novo desafio.
A posse de Eduardo Batista como prefeito interino de Goiana trouxe mudanças no cenário político, e uma delas foi o estreitamento da relação entre ele e Pedro Henrique que já eram próximos na Câmara. Em diversos eventos, anúncios de obras e compromissos públicos, ambos têm aparecido juntos, o que alimenta as especulações sobre a formação de uma chapa para a esperada eleição suplementar. Caso essa parceria se concretize, Pedro Henrique pode se tornar o nome escolhido para a vaga de vice-prefeito.
O argumento de quem defende essa composição é claro: Como Batista representa a experiência, Pedro vem com a juventude, um elemento importante para um discurso de renovação. Além disso, sua presença na chapa poderia trazer um equilíbrio estratégico, tornando a candidatura de Batista mais atrativa para determinados segmentos do eleitorado. Outro fator que pesa a favor de Pedro é sua base nos distritos. Sua inclusão na chapa poderia garantir um apoio significativo naquela região, ampliando a capilaridade de Batista e fortalecendo sua presença nos distritos, que costumam ter um peso decisivo nas eleições locais.
A questão que se coloca agora é: será Pedro Henrique o “ungido” para essa missão? Se a decisão depender do termômetro dos bastidores, ele parece estar cada vez mais próximo dessa escolha. Entretanto, como a política é dinâmica e as peças do tabuleiro podem mudar rapidamente, resta aguardar os próximos passos para saber se Pedro realmente dará esse salto em sua trajetória.
ALTA TEMPERATURA
Como o Radar antecipou em 29 de janeiro, a temperatura no auditório da Polícia Civil, onde estão sendo realizadas as sessões plenárias dos vereadores, tenderia a aumentar com o início do ano legislativo. Na última segunda, 3, esse cenário se confirmou. Nos discursos, a oposição tem buscado se destacar e ganhar nas discussões, muitas vezes tirando sarro de parlamentares governistas, o que intensificou as tensões na Casa.
OS LÍDERES
O prefeito Eduardo Batista (Avante) nomeou o vereador Mário do Peixe (UB) como seu líder do governo na Câmara. Por outro lado, a vereadora Ana BraçoForte (DC) foi escolhida pelos seus pares como líder do bloco dos partidos governistas. A expectativa é que a dupla forme uma estratégia nas discussões da Casa, com o objetivo de rebater as críticas da oposição.
BOLSA FAMÍLIA DE GOIANA
O vereador Mário do Peixe (UB) apresentou a indicação 009/2025, que solicita ao prefeito Eduardo Batista a criação do Bolsa Família de Goiana, no valor de R$ 300,00. A proposta visa garantir que o prefeito envie um projeto de lei à Câmara para a criação desse benefício social. Batista já sinalizou que deve encaminhar o projeto nos próximos dias.
COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL
O vereador Carlos Viégas Júnior (PP) apresentou o projeto de lei 074/2025, que trata da formação continuada dos servidores da educação municipal sobre o combate à violência sexual. O objetivo do projeto é estabelecer diretrizes claras para prevenir abusos contra crianças e adolescentes em ambientes educacionais.
DR. WAGNER E O GRUPO GOUVEIA
O vereador Dr. Wagner (REP) esteve reunido com o presidente da AMUPE, Marcelo Gouveia, o deputado estadual Gustavo Gouveia e a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia. O encontro teve como pauta a troca de ideias sobre a política da Mata Norte, discutindo estratégias e possíveis ações conjuntas para o fortalecimento da região.
AGRADECIMENTO
Na última sexta, 7, recebi dezenas de mensagens parabenizando minha participação no programa “Desperta Goiana”, da Rádio Goiana FM, conduzido pelo comunicador Kito Nogueira. Agradeço imensamente a todos pela audiência e pelas palavras gentis, que tornam essa experiência ainda mais especial e motivadora.