Polo central do Carnaval do Recife, a área do Marco Zero virou centro de debate nos bastidores da política. O local é onde fica o palco central da folia de momo promovida pela Prefeitura do Recife e o Governo do Estado instalou outro palco a uma distância de 120 metros. A iniciativa motivou um discurso do deputado João Paulo (PT), na quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
De acordo com João Paulo, alguns estão criticando a governadora Raquel Lyra pela instalação do palco no lugar que tradicionalmente vem sendo usado pela prefeitura. O que pode ser encarado como mais um capítulo do embate de forças entre Raquel e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Contudo, segundo o deputado petista, muitos não sabem que o Marco Zero é um espaço pertencente ao Governo do Estado.
“O Marco Zero hoje é uma referência do Carnaval do Recife, mas muita gente não sabe que o espaço do é do Governo do Estado e não da Prefeitura”, afirmou.
“Quando eu vejo hoje reclamar porque a governadora instalou um palco no Marco Zero, mas se ela quisesse faria muito maior, porque o espaço é do Estado. Com o diálogo e uma parceria, poderia ter um Carnaval ainda muito maior se se juntar o Governo do Estado e a prefeitura”, acrescentou João Paulo.
Harmonia
Além disso, o também ex-prefeito do Recife lembrou as parcerias que firmou com Jarbas Vasconcelos, que foi governador de Pernambuco quando ele administrava a capital. Os dois eram de campos políticos opostos.
Por fim, João ainda afirmou que o palco do Governo não deve interferir nas ações promovidas pela prefeitura.
“O ideal é que nossos governantes façam como eu e Jarbas fez, porque podem conviver. O que soube é que o espaço é para atividades mais pela manhã e à tarde, horário que não tem nada no palco do Recife. Acho que podem se somar ao invés de brigar”, disse.
O Governo de Pernambuco ainda não divulgou a programação oficial do Carnaval. Uma coletiva da Secretaria de Cultura está prevista para acontecer nesta sexta-feira (21).
Fonte: LeiaJá.