Em conversa com jornalistas na última quarta-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), falou sobre o projeto de lei (PL) que visa anistiar os presos pelos protestos de 8 de janeiro. O parlamentar afirmou que o tema não está em debate e que isso “não é o assunto dos brasileiros”.
– Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto a todo instante, a gente está dando de novo a oportunidade de nós ficarmos na nossa sociedade, dividindo, um assunto que não é o assunto dos brasileiros – apontou.
Alcolumbre também foi questionado sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O líder da direita brasileira foi acusado dos crimes de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
Para o presidente do Senado, todo mundo tem o direito à defesa.
– Há o meu entendimento, do ponto de vista legal, que todo cidadão tem o direito da ampla defesa e do contraditório, para que possa provar a sua inocência no decorrer do processo. Nós estamos em uma fase inicial do processo e agora teremos a defesa das partes envolvidas e isso é uma coisa que eu não gostaria de polemizar, fazendo mais uma fala que venha elevar o tom, exercendo o papel que não nos cabe – apontou.
Fonte: Pleno News.