Nesta terça-feira (25), o Vaticano divulgou uma mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025. O texto foi intitulado “Caminhemos juntos na esperança”.
Na carta, o pontífice apresenta reflexões sobre “o que significa caminhar juntos na esperança” e evidencia “os apelos à conversão que a misericórdia de Deus dirige a todos nós, enquanto indivíduos e comunidades”.
O texto foi assinado foi assinado por Francisco, na Basílica Papal São João de Latrão, cerca de uma semana antes de sua internação. Ele pede que os fiéis se direcionem e ajudem os que vivem em situação de vulnerabilidade física ou espiritual em suas comunidades e que não se esqueçam dos irmãos e irmãs marginalizados.
Segundo o papa, seria um bom exercício quaresmal confrontar-nos com a realidade concreta de algum migrante ou peregrino e deixar que ela nos interpele, a fim de descobrir o que Deus pede de nós para sermos melhores viajantes rumo à casa do Pai. Esse é um bom “exame” para o viandante”.
Ele destaca ainda que, “nesta Quaresma, Deus nos pede que verifiquemos se nas nossas vidas e famílias, nos locais onde trabalhamos, nas comunidades paroquiais ou religiosas, somos capazes de caminhar com os outros, de ouvir, de vencer a tentação de nos entrincheirarmos na nossa autorreferencialidade e de olharmos apenas para as nossas próprias necessidades”.
O pontífice conclui a mensagem apontando que a esperança é a âncora da alma.
Francisco está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. As informações são do Vatican News e do Metrópoles.