O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organizou, nesta quarta-feira (26), uma missa pela saúde do papa Francisco, internado há quase duas semanas com pneumonia em ambos os pulmões. A cerimônia, realizada no Palácio da Alvorada, também foi iniciativa da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
A celebração foi coordenada por Gilberto Carvalho, ex-secretário-geral da Presidência no primeiro mandato de Lula e amigo próximo do petista. A missa foi conduzida por três padres jesuítas e teve a presença de Dom Raymundo Damasceno, cardeal e arcebispo emérito de Aparecida.
No início do mês, Janja esteve em Roma, onde participou de compromissos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e encontrou o papa Francisco. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ela apareceu cumprimentando o pontífice e conversando com ele em um escritório.
Lula e Janja já haviam se encontrado com Francisco em junho de 2023, durante uma visita oficial ao Vaticano. Na ocasião, o casal trocou presentes com o líder da Igreja Católica em uma reunião de cerca de 45 minutos.
Nesta quarta, o Papa Francisco apresentou leve melhora em seu estado de saúde. No último fim de semana, ele teve crises respiratórias, anemia, queda de plaquetas e precisou de oxigênio e transfusões de sangue.
*AE
Foto: PR/Ricardo Stuckert