Nesta terça-feira (25), o advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que é preciso “respeitar” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). A Primeira Turma da Corte iniciou o julgamento nesta terça para decidir se aceita a peça e torna Bolsonaro e mais sete pessoas réus por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
– O julgamento continua amanhã. Os ministros julgaram as preliminares. Decisão do Supremo nós sempre temos que respeitar e cumprir. O que eu posso dizer é que, eu não me arrepende de ter sustentado as teses preliminares, em especial a questão dos documentos que não tivemos acessos e também a questão da delação, que na minha visão o Supremo de certa forma hoje inovou de certa forma a jurisprudência. Mas, respeito os ministros, respeito a decisão e vamos aguardar a decisão de amanhã – afirmou Vilardi em conversa com jornalistas.
Na sessão desta terça, os magistrados analisaram as diferentes testes apresentadas pelas defesas e rejeitaram todas. Entre elas estavam pedido para anulação da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin; a competência da Primeira Turma da Corte; e outras.
O julgamento será retomado nesta quarta (26).
Fonte: Pleno News./Foto: Antonio Augusto/STF.