Movimentos políticos e partidários de esquerda se reuniram, neste domingo (30), para um ato contra a anistia para golpistas. No Recife, a concentração aconteceu pela manhã, no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, área central da capital. A principal reivindicação é pela condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornado réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (26).
A manifestação é organizada pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MTST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de partidos políticos como o PSOL e PT.
De acordo com a integrante da coordenação estadual da Frente Brasil Popular, Sheila Samico, o ato representa parte de uma agenda nacional de mobilização contrária à ideia de anistiar golpistas. “Essa necessidade de retomar às ruas. A gente sabe que a gente só consegue conquistar e retomar a democracia de fato a partir das ruas. E aí, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo se juntaram para fazer uma série de debates e agendas anuais para dizer: ‘Sem anistia’, ‘Fora Bolsonaro’, e não só nas redes, mas na rua também”, afirmou.
A coordenadora nacional do MTST, Isis Thayzi, detalha a importância da mobilização do povo para defender a democracia. “A gente tá na rua para pedir a prisão para Bolsonaro, sem anistia, nessa democracia que foi conquistada através de tanta luta, pós-ditadura militar, e a gente não quer retornar para aqueles tempos tão difíceis”, declarou.
Representação política no ato
Além da participação popular e de movimentos da sociedade civil, o ato contou com a presença de parlamentares, como a vereadora no Recife Jô Cavalcanti (PSOL). “Esse momento que a gente tá vivendo agora é histórico. Porque agora a gente tá tendo a oportunidade de alguma forma ter justiça contra essas pessoas que querem atingir a democracia. Porque a nossa democracia ainda é muito frágil. Então a gente precisar estar sempre atenta para que nunca mais aconteça o que aconteceu no passado”, disse a parlamentar.
Também estiveram presentes a vereadora do Recife, Liana Cirne, e a de Olinda, Eugênia Lima, ambas do PT, assim como a deputada estadual Dani Portela (PSOL), entre outras autoridades políticas.
Fonte: LeiaJá./Foto: Rachel Andrade.