A obra de implantação e pavimentação da PE-87, em Gravatá, no Agreste pernambucano, foi alvo de uma fiscalização do deputado estadual Abimael Santos (PL) nesta segunda-feira (31). O trecho liga os distritos de Mandacaru e Uruçu-Mirim e tinha conclusão prevista para março de 2023. Além do atraso na obra, chamou a atenção de internautas o deputado estar carregando um facão durante o exercício da função legislativa. O momento foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais do parlamentar.
Autointitulado “Matuto desassombrado”, Abimael é conhecido por realizar fiscalizações em tom mais firme e de oposição ao Governo de Pernambuco. A exemplo de outros correligionários do Partido Liberal, o legislador tem aumentado a frequência das fiscalizações em obras inacabadas no estado.
“É inaceitável ver a obra de reforma da pista iniciada e, logo depois, abandonada no meio do caminho. Pernambuco não pode continuar sofrendo com estradas pela metade. Chega de descaso. A governadora precisa mostrar competência e retomar os trabalhos imediatamente para garantir uma via segura e bem cuidada para o nosso povo. Vamos ficar de olho e não deixar essa bronca passar”, escreveu Abimael Santos.
A pavimentação da PE-87 recebeu autorização da gestão estadual ainda no governo de Paulo Câmara (PSB), em 2022. A assinatura da ordem de serviço aconteceu em 23 de agosto daquele ano e as obras se iniciaram em 27 de setembro. O prazo para conclusão era de 180 dias (seis meses), ou seja, a obra terminaria entre o fim de fevereiro e o começo de março de 2023, já na gestão de Raquel Lyra (PSD).
Em 31 de julho de 2024, mais de um ano depois da previsão inicial, o governo estadual entregou um trecho da requalificação da PE-87. O trecho tem cerca de 11 quilômetros e recebeu o investimento de R$ 37,3 milhões. De acordo com a gestão, foram realizadas intervenções para melhorar o traçado da via, correções em curvas acentuadas, implantação da drenagem, pavimentação com concreto, além da sinalização vertical e horizontal.
Fonte: LeiaJá./Foto: Divulgação.