A eleição suplementar em Goiana simboliza o embate entre política tradicional e um eleitorado pós-digital. Exige-se estratégias que conciliem legado e inovação, sob pena de discursos anacrônicos.
Marcílio Régio (PP), com três décadas de vida pública, e imagem vinculada ao ex-prefeito Honório, enfrenta o dilema do sucessor: seu continuísmo nostálgico falha em traduzir experiência em storytelling digital, lacuna fatal quando 72% consomem política online (Datafolha, 2023). Para ascender de “operador” a “gestor acessível”, precisa desvincular-se do mentor e adotar conteúdos interativos, visitas aos distritos e narrativa autônoma – essencial para quem pleiteia comandar, não homenagear, afinal quem será de fato o prefeito ?
Lícia Maciel (PT), vice, carrega trunfo subexplorado: expertise em Saúde. Para maximizá-lo, deve aliar pautas femininas urgentes (prevenção em saúde, apoio a mães atípicas, empreendedorismo) a comunicação ágil (TikTok, Instagram), conquistando eleitoras e oxigenando a chapa. Sua habilidade de ponte geracional, porém, permanece à margem da campanha – equívoco tático em tempos de exigência híbrida (forma e fundo).
Batista (AVANTE), interino, expõe falhas da gestão anterior: IDEB 4,4 (2023), carência de ensino integral e turismo subexplorado (sul atrai 2,3 milhões/ano; norte, com praias como Ponta de Pedras, fora dos 20 destinos estaduais – EMBRATUR). Seu “ACELERA GOIANA” (R$ 800 milhões, 65% do orçamento de 2023), porém, peca por opacidade: sem detalhar fontes ou metas, repete vícios do marketing político vazio. Propostas como infográficos comparativos ou a série “Um Dia no Meu Governo” dariam concretude ao projeto.
Goiana não escolhe entre passado e futuro, mas cobra síntese: ferramentas digitais aliadas a planos tangíveis para problemas básicos históricos do município. Como ensina Castells, “o poder está nas narrativas” – mas estas exigem aqui números auditáveis, rostos reconhecíveis e respostas às fissuras que dividem a cidade.
*Lucas Honorato é acadêmico de Direito, especialista em Comunicação e Marketing Político, e coordenador de campanhas eleitorais. Ex-líder do Movimento Condado Livre, dedica-se ao engajamento cívico e ao fortalecimento do debate público.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.