Quando o TRE-PE definiu o dia 04 de maio como data para a eleição suplementar de Goiana, o cenário parecia mais nebuloso do que nunca para Eduardo Batista. Sentado interinamente na cadeira de prefeito, Batista era alvo constante de questionamentos jurídicos e políticos, em especial, o vereador Carlos Viégas Júnior, que movia céus e terra para vê-lo fora do cargo. O clima era de incerteza. A pergunta que ecoava nos bastidores era: “Será que ele aguenta até a eleição?”
Muitos duvidaram. Alguns aliados pularam do barco. Dr. Wagner Monteiro, por exemplo, deixou a base governista e causou um abalo perceptível. A oposição, por sua vez, não escondia a comemoração. Houve até fogos de artifício após o parecer da Procuradoria Geral da República favorável à queda de Batista, como se a vitória já estivesse sacramentada.
Mas a política é feita de reviravoltas – e a decisão do ministro Luiz Fux, no dia 02 de abril, foi o ponto de virada. Quando todos esperavam o fim, veio a permanência. Fux decidiu pela manutenção de Batista na presidência da Câmara, o que, automaticamente, o manteve no comando da Prefeitura. O castelo que a oposição vinha construindo com convicção e entusiasmo, ruiu.
Esse alívio jurídico reoxigenou a tropa e a fez ganhar fôlego para entrar com ainda mais força na campanha. A fidelidade de parte do grupo do vereador Xande da Praia – mesmo após seu anúncio de apoio a Marcílio Régio – é reflexo disso. Nem todos foram com ele. Isso mostra que o projeto de Batista tem raízes e resiliência.
A inauguração do comitê de campanha, no último dia 04, com carreata e adesão popular, simboliza o novo momento. Batista chegou ao mês de Abril com uma tropa mais coesa, mais empolgada e com a narrativa da superação a seu favor. Viu a queda de perto, mas ficou de pé. Assistiu aliados se distanciarem, mas viu outros fixarem os pés com mais firmeza.
A política, afinal, não é linear. Nem sempre os ventos sopram a favor de quem grita mais alto. Até o dia da eleição muitas águas vão rolar. Até lá, a única certeza é que Batista não apenas resistiu, mas virou protagonista de um roteiro que ninguém ousaria escrever com tanta ousadia.
MARQUETEIRO NA MIRA
O jornalista Luiz Neto fez duras críticas em seu blog ao responsável pela comunicação do candidato Marcílio Régio, Rene Bensoussan. Segundo ele, a decisão de impedir o candidato de conceder entrevistas após a polêmica participação na Rádio Folha revela um “apagão eleitoral” e o despreparo da equipe de campanha.
AUSÊNCIA NA SABATINA
Pedro Paulo, jornalista e diretor da TV Nova Nordeste, lamentou em seu programa Diálogo a desistência do candidato Marcílio Régio em participar da sabatina promovida pela emissora. Segundo ele, a ausência representou uma oportunidade perdida para que os eleitores conhecessem melhor as propostas do candidato.
MARCANDO POSIÇÃO
Na última quinta-feira (3), o presidente da Câmara de Goiana, Ramon Aranha, esteve na TV Nova Nordeste para ser entrevistado no programa Diálogo. O editor desta coluna acompanhou a entrevista, na qual o parlamentar defendeu a união em prol do município, apresentou propostas e reafirmou sua lealdade a Eduardo Batista na eleição suplementar.
DENÚNCIA E REAÇÃO
A vereadora Paula Brito causou polêmica na sessão da Câmara na quinta-feira (3), ao afirmar que, a pedido do vereador Mário do Peixe, teria intermediado junto ao ex-prefeito Eduardo Honório o pagamento de uma dívida de R$ 700 mil da gestão de Henrique Fenelon. A acusação foi veementemente negada por Mário, que chegou a bater na mesa em sinal de indignação.
CAMINHADA DO “LADO DO AMOR”
Os vereadores Dr. Wagner Monteiro e Xande da Praia participaram de uma caminhada no distrito de Tejucupapo ao lado do candidato a prefeito Marcílio Régio, da vice Lícia Maciel e do ex-prefeito Eduardo Honório. De mãos dadas, os parlamentares afirmaram estar juntos no “Lado do Amor”.
NOVAS PESQUISAS
Duas novas pesquisas eleitorais sobre a eleição suplementar de Goiana foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral. O Instituto Naipes protocolou o registro em 2 de abril, enquanto a SIGMA Consultoria fez o mesmo no dia 4. O Radar Político365 divulgará os resultados assim que forem publicados oficialmente.