Uma pesquisa divulgada no último sábado (12) pelo Instituto Datafolha revelou que 58% dos brasileiros acreditam que a criminalidade aumentou em suas cidades nos últimos 12 meses. O levantamento, realizado entre os dias 1 e 3 de abril com 3.054 pessoas acima de 16 anos em 172 municípios, aponta uma percepção generalizada de insegurança, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A sensação de piora atinge diferentes perfis de entrevistados, sendo mais acentuada entre mulheres (62%) e moradores de capitais e regiões metropolitanas (66%). Nas cidades do interior, o índice é de 51%. Entre os homens, 52% também apontaram crescimento da violência.
A percepção negativa cresce conforme a renda: entre quem ganha mais de dez salários mínimos, 64% dizem que os crimes aumentaram. Já entre quem recebe até dois salários mínimos, o índice é de 59%. Para os entrevistados com renda entre cinco e dez salários mínimos, metade percebe piora.
Quando questionados sobre a segurança em seus próprios bairros, 44% disseram notar aumento da criminalidade, 38% afirmaram que a situação permanece igual e 19% relataram melhora.
Especialistas destacam que o crescimento dos roubos de celulares, considerados pelos criminosos como verdadeiras carteiras digitais, tem alimentado a sensação de insegurança. Com o avanço das facções criminosas e a facilidade de movimentar dinheiro por meio de aplicativos e Pix, os aparelhos se tornaram alvos preferenciais. Além disso, ao contrário dos homicídios, os roubos e furtos têm se espalhado por bairros de classe média e alta, ampliando a preocupação com a violência em diferentes camadas sociais.
*Com informações do Pleno News
Foto: Pixabay
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.