A partir da próxima terça-feira (22) terá início o projeto “Viva Pernambuco: Patrimônio, Cultura e Memória” que tem como objetivo promover a valorização do patrimônio histórico e cultural pernambucano e brasileiro por meio da realização de um conjunto de exposições temporárias que serão instaladas nos institutos históricos de nove cidades do estado de Pernambuco.
Com o apoio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério da Cultura e do Governo Federal, através do Instrumento nº 959776, e da emenda parlamentar da senadora Teresa Leitão (PT), as exposições facilitarão a criação de ambientes de aprendizagem e reconhecimento cultural para o engajamento da população sobre a preservação da história, com especial atenção ao patrimônio histórico e cultural, material e imaterial.
O projeto contemplará os institutos históricos das cidades de Caruaru, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Palmares e Vitória de Santo Antão. Em cada um deles será exposto um acervo cultural diferente e permitirá aos visitantes uma imersão única nas várias expressões do patrimônio pernambucano.
Segundo o presidente do Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) e da Rede dos Institutos Históricos de Pernambuco (RIHPE), Harlan de Albuquerque Gadêlha Filho, “os institutos históricos municipais são entidades de direito privado sem fins lucrativos, exercendo o dever constitucional da cidadania, onde o cidadão também é responsável pela preservação do patrimônio histórico cultural da sua cidade, do seu estado e do país”.
No IHAGGO, onde terá início o projeto, a exposição apresentará uma seleção de livros, documentos, móveis, utensílios, pinturas, fotografias e cordéis dos séculos XVIII ao XX, revelando a rica história e identidade cultural de uma das cidades mais antigas de Pernambuco. Por meio desses itens, o público poderá conhecer o cotidiano, as tradições e o desenvolvimento político, social e econômico de Goiana, em uma mostra que valoriza a memória local e conecta o presente às raízes do passado.
Atualmente, Pernambuco é o maior estado com o número de institutos históricos em funcionamento com um total de 31 entidades que atuam na preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro e na garantia do direito à memória. Ainda de acordo com Harlan Gadêlha, existe um movimento de ampliação e fortalecimento que visa a criação de novos institutos, ainda este ano.
DATAS DAS EXPOSIÇÕES DO PROJETO VIVA PE
Goiana – Instituto histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana
22 a 30 de abril e 5 a 7 de maio de 2025
Horário: 8h às 12h e 14h às 16h
Garanhuns – Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns
02 a 11 de junho de 2025
Horário: 9h às 17h
Vitória – Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão
01 a 10 de agosto de 2025
Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h
Palmares – Instituto Arqueológico, Histórico, Geográfico e Cultural dos Palmares
04 a 08 e 11 a 15 de agosto de 2025
Horário: 8h às 17h
Igarassu – Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu
08 a 18 de setembro de 2025
Horário: 9h às 17h
Caruaru – Instituto Histórico de Caruaru
15 a 19 e 22 a 26 de setembro de 2025
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Olinda – Instituto Histórico de Olinda
22 a 26 de setembro e 29/09 a 03 de outubro
Horário: 9h às 15h
Limoeiro – Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro
22 a 31 de outubro de 2025
Horário: 9h às 16h
Jaboatão – Instituto Histórico de Jaboatão
17 a 21 e 24 a 28 de novembro
Horário: 9h às 17h
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.