O deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Filipe Barros (PL-PR), informou que o colegiado aprovou a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre a decisão do governo Lula (PT) de conceder asilo diplomático à ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão por corrupção, no âmbito da Operação Lava Jato.
– O parlamento e o povo brasileiro exigem explicações urgentes sobre as recentes ações e omissões do Itamaraty no caso que envolve o resgate de uma corrupta no Peru – frisou o parlamentar em postagem no X.
Nadine e seu esposo, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados por receber recursos de obras públicas de maneira ilícita por meio de operações da construtora Odebrecht (atualmente Novonor).
A ex-primeira-dama não chegou a comparecer à audiência no tribunal. O ex-chefe do Executivo sim e saiu de lá preso. Nadine refugiou-se na embaixada brasileira em Lima e deu entrada no pedido de asilo diplomático, que foi aceito. Ela chegou ao Brasil no último dia 16 de abril.
Fonte: Pleno News./Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.