A Câmara dos Deputados abre suas portas para celebrar a vida e a obra de um dos maiores nomes da arte popular brasileira com a mostra J. Borges: Poesia e Arte, em cartaz de 24 de abril a 6 de junho. A exposição reúne mais de 70 trabalhos do mestre da xilogravura, entre matrizes, gravuras e folhetos de cordel, além de publicações ilustradas por ele ao longo de seis décadas de carreira. O evento marca a primeira mostra individual em espaço público desde o falecimento do artista, em julho de 2024.
A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (23), às 18h, com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB), cidade natal de J. Borges. A realização é fruto da iniciativa do deputado Carlos Veras (PT), primeiro-secretário da Casa.
Além das obras, a mostra apresenta uma linha do tempo com marcos importantes dos 88 anos de vida do artista e um cenário interativo que convida os visitantes a registrarem e compartilharem a experiência nas redes sociais. Entre os itens expostos estão peças do acervo pessoal do curador Romildo Gastão, de outros colecionadores e do Memorial J. Borges, localizado em Bezerros e atualmente gerido por familiares do artista. A exposição é uma homenagem à força poética e visual de um criador que eternizou o Nordeste em traços, versos e cores.
Foto: Ed Machado.