O entendimento apresentado na reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom) permanece vigente, disse nesta segunda-feira presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ressaltando que a comunicação do colegiado foi feliz ao apontar cenários que se confirmaram.
Em evento promovido pelo J.Safra, em São Paulo, Galípolo afirmou que o BC acertou ao demonstrar preocupação com a inflação corrente e ao mencionar a defasagem da política monetária e a incerteza no cenário.
Ele disse ainda que a autarquia precisa reunir confiança de que a inflação está convergindo para a meta e que a política monetária está produzindo os efeitos desejados, ressaltando que não há uma variável única que vá dar essa segurança e é preciso reunir uma diversidade de dados.
Galípolo reiterou que o BC fez um esforço grande para avançar a política monetária para terreno contracionista e ainda está em um processo de mensurar em que patamar, e por quanto tempo, precisa deixar a taxa de juros para assegurar o atingimento da meta.
Fonte: InfoMoney./Foto: Sérgio Lima.