Apesar da afinidade política entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o destino do Republicanos nas eleições de 2026 ainda não está definido. Em uma publicação feita nas redes sociais no último sábado (26), Costa Filho reforçou que a escolha sobre qual grupo político o partido apoiará será tomada de forma conjunta, ouvindo prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e federais.
“Tenho sido muito perguntado sobre o cenário de 2026 em Pernambuco. Tenho dito que na hora certa tomaremos a decisão sobre o caminho do Republicanos. Vamos ouvir os prefeitos, ex-prefeitos, os deputados estaduais, deputados federais e tomaremos uma decisão conjunta. O nosso partido vai continuar trabalhando muito para o fortalecimento dos municípios do nosso estado. Temos muito tempo para 2026”, afirmou o ministro.
A postagem de Costa Filho gerou grande repercussão entre lideranças políticas e apoiadores. Enquanto alguns apostam que o Republicanos caminhará ao lado de João Campos, outros defendem uma aproximação com a governadora Raquel Lyra (PSD). “Tenho certeza que você como uma pessoa inteligente e que quer o melhor para PE, seguirá no lado certo para o nosso estado voltar a se desenvolver, e esse nome se chama João Campos para governador. Lula em Brasília e João em Pernambuco, e a volta do desenvolvimento e de um futuro promissor para o nosso estado. Simbora, 2026 tá na porta”, comentou um seguidor. Em contrapartida, outro apoiador escreveu: “Venha pra Raquel Lyra”.
A movimentação também contou com reações de figuras públicas, como a vereadora do Recife Ana Lúcia, que respondeu à publicação do ministro com aplausos, sinalizando apoio à postura adotada por Costa Filho em relação às decisões futuras do Republicanos.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.