O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 28, que o conclave, votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa, começará em 7 de maio.
A reunião começará após o encerramento da Novendiales, período de luto de nove dias pela morte do papa Francisco que começou no sábado, 26, após o sepultamento do pontífice.
“O conclave para eleger um novo Papa começará em 7 de maio, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Os cardeais presentes em Roma tomaram a decisão na segunda-feira, em sua quinta Congregação Geral.
O conclave acontecerá na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes durante esses dias”, informou a Santa Sé.
O sepultamento do papa Francisco
O corpo do papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme desejo registrado no testamento espiritual do pontífice.
O ritual, realizado de forma privada, sem transmissão, encerrou uma cerimônia que reuniu neste sábado mais de 250 mil pessoas na Praça de São Pedro e ao longo do cortejo fúnebre pela capital italiana.
A lápide que cobre o túmulo traz apenas a inscrição “Franciscus”, em latim, como pediu o próprio pontífice.
O sepulcro, feito de mármore da Ligúria, está localizado em uma das naves laterais da basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, próximo ao altar de São Francisco. A visitação ao local será aberta ao público a partir deste domingo, 27.
Francisco, que morreu na última segunda-feira, 21, aos 88 anos, após 12 anos de pontificado, expressou em seu testamento o desejo de repousar sob a proteção da Virgem Maria.
Nos três dias de velório, cerca de 250 mil pessoas passaram pela basílica para se despedir do papa. Estima-se que, durante o funeral e o cortejo, cerca de 400 mil pessoas acompanharam a despedida em Roma, seja presencialmente, seja pelos telões espalhados pela cidade.
Fonte: O Antagonista./Foto: Reprodução/Vaticano.