O governo federal antecipou, entre 9 e 11 dias, o pagamento da parcela de agosto do programa Auxílio Brasil. A informação consta em uma instrução normativa publicada na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o calendário divulgado (confira abaixo), os pagamentos dos meses seguintes continuarão nas datas que já estavam estabelecidas.
O calendário de pagamento segue a ordem crescente de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), começando pelo número 1 e encerrando pelo 0. No calendário previsto originalmente, o depósito para beneficiários com final do NIS 1 aconteceria apenas no dia 18 de agosto e agora foi adiantado para o dia 9.
Além dos benefícios que se encerram com o dígito 1, quem possui o final do NIS com os números 2, 5, 6, 7 ou 0, também terá os pagamentos antecipados em nove dias.
Já no caso daqueles que têm o benefício com final 3, 4, 8 ou 9, a antecipação será ainda maior, de 11 dias. O pagamento do final 3, por exemplo, estava marcado inicialmente para acontecer no dia 22 de agosto e agora será feito no dia 11.
O Auxílio Brasil é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. No entanto, famílias em situação de pobreza também podem receber o valor desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. Em uma portaria publicada na última semana, o governo ampliou o valor mínimo do benefício, que será de R$ 600 até dezembro deste ano.
Pleno News