O alto nível de desaprovação do Governo Federal, a manutenção de uma aprovação da gestäo em Caruaru com Raquel Lyra (PSDB) deterioração da expectativa econômica do eleitorado, com alto endividamento, são alguns dos pontos em destaque na pesquisa realizada pela Asces-Unita.
Divulgada nesta segunda-feira (20), o estudo traz um retrato do cenário político para 2022 no país e esta é a segunda vez que a instituição lança esse tipo de pesquisa em ano pré-eleitoral.
Um outro elemento que chama atenção na pesquisa é o nível de endividamento e a expectativa de aumento das dúvidas para o futuro. São sinais importantes para a economia da região, além disso a maioria dos entrevistados (76%) acha que a economia segue pelo caminho errado no Brasil.
O estudo foi pelos pesquisadores dos Laboratórios de Politicas Públicas Municipais e de Práticas e Políticas em Relações Internacionais da Asces-Unita durante a apuração em campo nos dias 15 e 16/12.
O relatório é assinado pelos professores pesquisadores Vanuccio Pimentel, Ivânia Porto e Fernando Lima. “A pesquisa traz muitas informações relevantes sobre como o caruaruense tem visto a política e a economia. Em sintonia com a opinião pública nacional, capturada nas recentes pesquisas nacionais, há uma ampla percepção negativa sobre o cenário econômico e uma forte degradação da aprovação do governo federal. Em contraponto a isso, a prefeita Raquel Lyra segue com aprovação na cidade e também conta com alta taxa de intenções de voto para a sua candidatura ao governo do Estado”, comentou o prof. Vanuccio Pimentel, um dos responsáveis pela pesquisa. O levantamento reuniu 31 perguntas, entre as chamadas qualificadoras, como é o caso da idade, local de residência, renda etc. Além disso, perguntas sobre os pontos específicos, tais como: Se a eleição para governador (a) de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria? Na mesma linha, há perguntas sobre as eleições para presidente da República, deputado e senador.
Se a eleição para governador(a) de Pernambuco fosse hoje e considerando esse cenário, em quem você votaria?(ESTIMULADA)
Marilia Arraes; 9%
Raquel Lyra; 5%
Armando Monteiro; 5%
Miguel Coelho; 4%
Coronel Luiz Meira; 3%
A pesquisa foi promovida utilizando uma amostra aleatória de eleitores acima de 16 anos e estratificada por área, montada em cima de 480 questionários e que teve nível de confiança de 95% com margem de erro estimado em 4,5% para mais ou para menos. A aplicação dos questionários foi realizada por pesquisadores treinados pela Asces-Unita receberam capacitação para este projeto.
Houve checagem mínima de 30% dos entrevistados por meio de supervisores de campo e também por telefone. Os dados são inseridos num sistema chamado SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Todos os códigos de respostas são controlados por meio deste software. Cada questionário respondido é inserido neste sistema que faz a de campo e também por telefone.
A coleta em campo ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, cobrindo a área urbana. Foi utilizada a composição dos bairros e geradas áreas por bairros.
Radar Político365 com informações do Blog Cenário