O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (1°) em seu perfil no Twitter, que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para combater a varíola dos macacos. Na última sexta-feira (29) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no país, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
– O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde], o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento – escreveu Queiroga.
A primeira morte por varíola dos macacos no Brasil foi de um homem de 41 anos, que era, de acordo com o Ministério da Saúde, imunossuprimido e apresentava comorbidades, incluindo câncer, quadro que foi agravado pela varíola.
No último dia 23 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global, diante da expansão da doença e do risco de contaminação. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 1.066 casos já foram identificados no Brasil.
*AE