O Partido dos Trabalhadores (PT) está avaliando condicionar o pagamento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil à vacinação contra a Covid-19 caso o ex-presidente Lula (PT) vença as eleições. Dessa forma, só receberia o valor quem estivesse com a imunização em dia. A possibilidade foi informada pelo senador Humberto Costa (PT) em entrevista ao Poder 360.
Segundo o parlamentar, a norma se estenderia também para todas as outras vacinas presentes no PNI (Plano Nacional de Imunizações). Ainda seriam resgatados outros pré-requisitos que antes eram cobrados no Bolsa Família.
– Vamos ter uma grande campanha de comunicação e uma ação articulada com a área das políticas de transferência de renda para garantir que só receba o recurso quem estiver em dia com a vacina, as mães que tiverem sendo acompanhadas no pré-natal e os filhos que tenham presença nas escolas. Tudo isso vai ser resgatado – explicou o senador.
Costa pontuou que ainda há “uma grande quantidade de pessoas que não teve a terceira nem a quarta dose, que são doses de reforço” e afirma que as taxas de vacinação vem caindo sob a gestão Bolsonaro.
– É inaceitável que o Brasil tenha deixado cair os percentuais de cobertura vacinal das suas crianças. Nós queremos recuperar rapidamente esses percentuais (…). A nossa expectativa é que em um espaço curto de tempo, a gente volte à normalidade. E o que é a normalidade em termos de vacinação? É 95% da população elegível vacinada – assinalou.
Atualmente, o Brasil tem 80% de sua população vacinada com duas doses do imunizante contra a Covid-19.