As últimas pesquisas eleitorais registradas no TSE mostram que a chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a eleição no 1º turno está agora um pouco mais distante do que há cerca de 1 mês.
Dos 6 principais estudos eleitorais das últimas semanas, só 2 apontam para o fim da disputa logo em uma 1ª rodada. No fim de junho, 5 de 6 levantamentos indicavam para esse desfecho, favorável ao PT. As informações são do Poder360.
Se o pleito de 2022 fosse realizado hoje, Lula disputaria um 2º turno com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), segundo dados da maioria das pesquisas compiladas pelo Poder360. O chefe do Executivo vem experimentando nos últimos dias uma melhora marginal em seus percentuais de intenção de voto.
O respiro de Bolsonaro nos estudos eleitorais vem desidratando ainda mais candidatos da chamada “3ª via”. A 2 meses do pleito, a disputa eleitoral deste ano é a mais polarizada desde a redemocratização.
A melhora do presidente nas pesquisas coincide com o início dos pagamentos do Auxílio Brasil turbinado de R$ 600 e com a redução dos preços dos combustíveis.
O Poder360 considerou no quadro acima pesquisas de BTG/FSB, PoderData, Paraná Pesquisas/BGC, Quaest/Genial, Datafolha e XP/Ipespe.