Nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi entrevistado no Jornal Nacional, da TV Globo, e falou sobre corrupção. O petista reconheceu os escândalos de corrupção na Petrobras durante os governo do PT, mas apontou que o combate à corrupção prejudicou a economia do país.
A questão da corrupção foi a primeira tratada no jornal da Globo, o que levou Lula a criticar a Lava Jato. Para ele, a operação caminhou para um “caminho político”.
– Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram. O que é mais grave é que as pessoas confessaram e por conta disso ficaram ricas. Foi uma espécie de delação premiada. Você não só ganhava a liberdade por falar o que queria do Ministério Público como você ganha metade do que você roubou. Ou seja, o roubo foi oficializado pelo Ministério Público, o que eu acho que é uma insanidade e uma aberração com este país – apontou.
Lula também foi questionado sobre o que faria para impedir mais escândalos de corrupção no futuro e prometeu criar “mecanismos para investigar qualquer delito que aconteça na máquina pública”.