Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) para que seja cassado o registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), bem como de seu vice, Braga Netto. A candidata foi motivada pelo 7 de Setembro, quando, segundo ela, Bolsonaro fez uso político e eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência.
Na ação, Soraya alega que o protagonismo do presidente nos eventos do Dia da Independência trouxe “enorme desequiparação entre os candidatos”. Isto posto, a candidata pede, além da cassação da candidatura, que o chefe do Executivo não utilize imagens das celebrações suas em propagandas eleitorais.
– Pede-se além das consequências próprias da representação por conduta vedada, a proibição de veiculação do evento fruto do ilícito da propaganda eleitoral dos representados – escreveu Soraya na ação apresentada nesta quinta-feira (8).
Além disso, a ação requer que a chapa de Bolsonaro e Braga Netto apresentem provas sobre a “origem dos recursos que financiaram a realização do evento para afastar a conclusão de que até mesmo as estruturas utilizadas nos discursos, em si, foram financiadas com recursos públicos”.