Em fevereiro, uma tempestade geomagnética destruiu 40 dos 49 satélites Starlink lançados pela SpaceX. O fato ocorreu pouco depois do lançamento.
“Essas tempestades causam o aquecimento da atmosfera e densidade atmosférica em nossas baixas altitudes de decolagem. Os sistemas de GPS a bordo sugerem que a escalada de velocidade e severidade da tempestade causaram um arraste atmosférico até 50% maior do que em lançamentos anteriores”, explicou a empresa em comunicado, à época.
Estima-se que o incidente tenha custado dezenas de milhões de dólares à empresa de Elon Musk e, com o aumento da atividade solar, pode facilmente acontecer mais uma vez, já que o sol está aumentando sua atividade como parte de seu ciclo solar de aproximadamente 11 anos. Este ciclo determina com que frequência ocorrerão explosões de energia na Terra. Com isso, o pico pode ser atingido verão de 2025.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.