O ranking de popularidade digital elaborado pela Quaest Consultoria mostra um crescimento do favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a Jair Messias Bolsonaro (PL) nas redes sociais. O atual presidente do país vinha liderando a pesquisa desde que ela começou a ser feita, mas acabou sendo ultrapassado pelo oponente neste final de ano. O ex-juiz Sérgio Moro aparece na terceira colocação.
O Índice de Popularidade Digital (IPD) é feito pela Quaest Consultoria a partir da coleta de dados em redes sociais e buscadores, como Twitter, Instagram, Facebook e Google Search, além do YouTube e Wikipédia. Os números são calculados usando um algoritmo de inteligência artificial que pondera a relevância de cinco conjuntos de métricas, permitindo comparar no tempo quem ou o que está se saindo melhor nas redes. A pesquisa leva em consideração número de seguidores, capacidade de promover engajamento e proporção de reações positivas e negativas às mensagens postadas.
No último levantamento, concluído nesta quarta (29), Lula aparece com 73,4 pontos e Bolsonaro, 68,9. Já Sérgio Moro surge com 45,2 pontos, Ciro Gomes (PDT) 32,1, João Doria (PSDB) 24,7, Rodrigo Pacheco (PSD) 21,1, Simone Tebet (MDB) 18,2 e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) com 11,5 pontos.
O atual presidente do país vinha garantindo a liderança no ranking até o presente momento. Neste ano, ele havia perdido o favoritismo digital apenas em momentos pontuais, como no auge da CPI da Pandemia no Senado e após pregar contra a segurança das urnas eletrônicas e ministros do Supremo Tribunal Federal. Já Lula também perdeu pontos momentaneamente quando o PT fez elogios a ditaduras e autocratas.
Radar Político365