Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, passou com sucesso pela operação à qual foi submetido após ser atacado em sua casa em São Francisco, Califória, nesta sexta-feira (28).
O porta-voz da política democrata, Drew Hammill, disse em um comunicado que Paul Pelosi foi operado por uma fratura no crânio e vários ferimentos graves no braço direito e nas mãos.
– Seus médicos esperam uma recuperação completa – disse Hammill na nota, na qual expressou a gratidão da família pelas demonstrações de solidariedade recebidas após o ataque.
Paul Pelosi, de 82 anos, foi atacado quando estava na casa da família por um homem, identificado como David Depape, 42, que invadiu o local gritando “Onde está Nancy?”, embora a presidente da Câmara dos EUA não estivesse naquele momento na residência.
Depape, que está sob custódia policial, será indiciado por tentativa de homicídio com arma de fogo e agressão, entre outros crimes.
O chefe de polícia de São Francisco, William Scott, indicou nesta sexta-feira em uma coletiva de imprensa que a chamada de alerta ocorreu às 02h27 da manhã em San Francisco.
Quando os policiais chegaram à casa, encontraram Paul Pelosi e o invasor lutando e segurando um martelo ao mesmo tempo. O agressor conseguiu pegar o martelo e atacou o marido da congressista, levando os agentes a imediatamente agarrá-lo e desarmá-lo para prendê-lo.
O chefe de polícia destacou que a investigação ainda está aberta e que o motivo da invasão e agressão é desconhecido até o momento. O incidente aconteceu a menos de duas semanas das eleições legislativas de 8 de novembro.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em comunicado que o presidente Joe Biden ligou para Nancy Pelosi pela manhã para manifestar sua solidariedade e condenar a violência.
*EFE