A eventual vitória de Lula neste domingo, 30, poderá fortalecer o nome do governador Paulo Câmara (PSB) para assumir um ministério na equipe de Lula.
Câmara é vice-presidente nacional do PSB e em janeiro de 2023 ficará sem mandato. A equação soma-se ao fato de possuir bom trânsito no Congresso Nacional e ser um nome “técnico” a compor a equipe de Lula.
As especulações sobre eventual convite tem ganhado força nos últimos dias. Aliados de Paulo assinalaram nos bastidores que essa possibilidade “tem muita força para se realizar”. Fontes próximas ao governador prenunciaram que, ainda em caso de vitória, na próxima semana, Paulo deverá se reunir com integrantes da cúpula do PSB e do PT.
A reportagem procurou representantes do PT para confirmar o encontro. Mas a legenda preferiu não se pronunciar.
Entretanto, em reserva, um socialista procurado pelo @RadarPolitico365 destacou que em caso de vitória, o partido deverá se reunir para delimitar espaços na esfera federal. “O fato de Lula e do próprio PT já terem sinalizado essa possibilidade com o governador já é um sinal positivo. Mas, é bom ficarmos de olho no desenrolar dessas conversas”, destacou.
Pesquisa
Pesquisa AtlasIntel para as eleições para presidente, divulgada neste sábado (29), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53,4% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 46,6%. O segundo turno das eleições será neste domingo (30).
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Levando em conta os votos totais, Lula fica com 52,4% das intenções, contra 45,7% de Bolsonaro. Os que afirmaram não saber e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 1,9%.
A pesquisa da AtlasIntel entrevistou 7.500 pessoas via recrutamento digital aleatório entre 26 e 29 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04838/2022 .
Com informações da CBN