O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou uma nota na noite deste domingo (30) parabenizando o ex-presidente Lula (PT), eleito para um terceiro mandato no Planalto após um disputa acirrada com o presidente Jair Bolsonaro (PL). No comunicado, Biden disse que a eleição brasileira foi “livre, justa e digna de confiança”.
– Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão – escreveu.
Assim como a eleição norte-americana, realizada há dois anos, o pleito brasileiro também foi marcado pela forte polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. Com 99,98% das urnas apuradas, o petista tinha 50,9% dos votos válidos contra 49,1% do atual chefe do Executivo.
Na eleição mais equilibrada desde a redemocratização, a campanha ficou marcada por diversas acusações falsas e críticas pela postura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) principalmente em relação ao atual líder e seus apoiadores, com a Corte sendo acusada de censurar conteúdos contra o petista.
Ao longo dos mais de dois meses de campanha, petistas e seus aliados tentaram acusar o atual presidente de querer reduzir o salário mínimo, de canibalismo e até de pedofilia. Todas elas, é claro, foram enfaticamente rebatidas por Bolsonaro.
Agora eleito, Lula deve encarar um Congresso com o qual não deve ter vida fácil. De maioria conservadora, os novos parlamentares eleitos prometem atuar para evitar que pautas mais progressistas nos costumes e intervencionistas na economia sejam aprovadas pelo Parlamento.